“Pega o Coiso…”

Objetividade e clareza são fundamentais para escrever um bom texto e estabelecer uma boa comunicação. No vídeo a seguir, vocês notarão como fica difícil entender o que um dos rapazes está pedindo, uma vez que ele não explicou com clareza e objetividade o que ele queria.

 Vocês verão também por que não é legal usar a palavra “coisa” para especificar algo. Coisa pode se referir a muita “coisa”, generalizando a ideia de algo, além de causar problemas de compreensão.

A importância de um texto bem pontuado

 

            A pontuação é uma das grandes responsáveis pelo entendimento de um texto. Um texto sem pontuação fica confuso e gera ambiguidade. Leia o texto abaixo:

O TESTAMENTO ENIGMÁTICO 

Um milionário redigiu seu testamento desta forma: 

 “Deixo a minha fortuna para o meu irmão não para o meu sobrinho jamais para o meu advogado nada para os pobres.”

Como se vê, ninguém entendeu, porque não há nenhuma pontuação e houve enorme confusão entre os interessados na herança.

 O irmão achou que o certo seria assim: “Deixo minha fortuna para o meu irmão; não para o meu sobrinho, jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”

Veio o sobrinho e disse que o certo era: “Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho; jamais para o meu advogado, nada para os pobres.”

Por sua vez, o advogado sustentou que a redação era: “Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada para os pobres.”

Finalmente, um defensor dos pobres disse que o certo, na realidade, era: “Deixo a minha fortuna: para o meu irmão, não; para o meu sobrinho, jamais; para o meu advogado, nada; para os pobres.”

Você pôde observar que há várias formas de pontuar a oração. Cada vez que a pontuação muda, muda-se o herdeiro. Logo, apenas um ponto ou uma vírgula pode deixar alguém rico do dia para a noite. Ou ainda, você pode reverter uma situação que parecia perdida.           

            Agora, lanço um desafio para vocês: pontue a frase abaixo de maneira que ela fique coerente e com um único sentido. 

Maria toma banho porque sua mãe disse ela pegue a toalha.

25 Respostas

  1. Veja outro coiso aqui no nosso esquema do troço

  2. Veja outros coiss do noss esquema aqui no troço.

  3. prfessora adorei bejos

    gionana6ºc nº16

  4. eu gostei muito

    fernanda 6c
    numero 12

  5. adorei é super diferente
    amei
    bjs
    6°ano C nº9

  6. Professora gostei muito desse video achei muito legal e ajuda a entender melhor a gramatica da lingua portuguesa.

  7. eai kelly muito legal o video, faltaa muita pontuaçao mas muito legal

    abraços prof

  8. professora, gostei muito e aprendi muito.
    bjs.

  9. eaii professora é nois q tá !!!
    gostei muito

  10. legal professora, muito interessantee informativo.

  11. gostei professora

  12. muito legal
    professora
    bjsss !!!

  13. Eu gostei muito

    muito diferente e diferente

    beijos maju

    6º ano c

    nº 25

  14. gostei agora sei que todas as viirgulas e pontos finais fazem falta neéeh bjs cinthia te adoluu mt kelly

  15. Que bom que gostaram!
    Objetividade e pontuação são fundamentais para a escrever um bom texto!
    Beijo,
    Profª Kelly

  16. os pontos fazem faltaaa ,néah .
    adorooo .
    Beeijos Kelly😉

  17. legal professora!

  18. NOSSA, os pontos finais, vírgulas fazem muuita falta :OO

  19. o texto é muito legal , mas o que eu gostei mesmo foi do vídeo ! e não esquece que eu entrei nesse esquema do coiso OIEUAOIEUAOIEU ‘

  20. Gostei muito do video.
    E percebi o quanto a acentuação,pode muda a frase.
    bjus

  21. Oii Prof!!! adorei o video e vi o quão importante é a acentuação…
    Se viu ela pode deixar um daqueles caras ricos. uhahahahahaha…

    Eu fiz o exercício assim:
    Maria toma banho, pq sua mãe disse (aki num tinha q ter um “a”) ela, pegue a toalha

  22. nossa, como os pontos finais, vírgulas e etc fazem falta né ;// amei essa explicação professora ;DD

  23. asuhsauhashuashhhshahushuahu
    que vidio hem kelly😀

    • Que bom que gostaram!
      Objetividade e pontuação são fundamentais para a escrita de um bom texto!
      Beijo,
      Porf. Kelly

Deixe uma resposta

